top of page

É P’RAMANHÃ, BEM PODIAS FAZER HOJE!

  • Foto do escritor: Nuno Batista-Catarino
    Nuno Batista-Catarino
  • 17 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de jul. de 2023


Quantas vezes damos por nós

a deixar para depois, a adiar, a dizer a nós mesmos “tenho tempo”, “depois faço, “mais tarde”? Demasiadas, eu sei que o faço, é algo com que me debato regulamente, a vontade de fazer algo, planear, pensar em cada detalhe e na hora de começar a concretizar lá vem a preguiça, lá vem a falta de vontade, lá vem o adiar para mais tarde, para amanhã, o arrastar das situações. Também passas por isto?


Sempre tive uma mente inquieta, com uma imaginação muito fértil e que facilmente se dispersa com o novo. Isso sempre me trouxe a dificuldade de conseguir concentrar-me em fazer uma coisa de cada vez e concluir um processo antes de dar inicio a outro para ir alternando e acabando por dificultar a conclusão de ambos, isto quando não acabam por ser mais de duas tarefas em simultâneo. Já para não fala


r das coisas do dia-a-dia que acabam por interferir: o telefone que toca, alguém que te chama, a campainha.. enfim. Para além disso, também sempre senti a necessidade de ir partilhando com pessoas mais próximas as ideias que vou tendo; não sei se por necessidade de validação, se por necessidade de partilhar as ideias que vão povoando a minha mente, mas para o caso tanto faz. O resultado final acaba por ser o mesmo, pelo menos metade das coisas que quero fazer acabam por ficar pelo caminho ou por demorar muito mais tempo a completar.


Mas será que há forma de contornar isto? Como é que tu combates isto? Quais as tuas estratégias? Deix




a nos comentários ou envia mensagem.


Todos nós já experimentamos a tentação de adiar as coisas e deixar para depois o que precisamos fazer e a procrastinação pode ser um grande desafio, pode atrapalhar a realização dos nossos objetivos.

Mas por que é tão difícil resistir à procrastinação?


São vários os motivos que nos levam a procrastinar, como:

  • a falta de motivação

  • o medo do fracasso

  • o excesso de estímulos

  • a falta de habilidades para gerir o tempo.



Felizmente, há maneiras de superar a procrastinação e alcançar os nossos objetivos. Algumas das coisas que poderemos fazer são:

  • Identificar o motivo da procrastinação porque é importante entender o que nos impede de agir. Isso pode ajudar-nos a encontrar soluções eficazes.

  • Dividir as tarefas em etapas menores. Fazer tudo de uma vez pode ser intimidante e desmotivador e ao dividir as tarefas em etapas menores, podemos sentir-nos mais capazes de completá-las e isso pode dar-nos um senso de realização e motivação.

  • Criar um plano de ação e estabelecer metas realistas. É importante ter um plano claro e definir metas alcançáveis. Isso ajudar-nos-á a manter o foco e poderá ser uma motivação para continuar a avançar.

  • Eliminar distrações e criar um ambiente de trabalho favorável. É importante eliminar qualquer fonte de distração, como redes sociais ou notificações de telemóvel e


criar um ambiente de trabalho tranquilo e confortável.

  • Começar pelas tarefas mais difíceis. Apesar de ser tentador começar pelas tarefas mais fáceis ou menos importantes, isso pode deixar-nos com a sensação de q


ue não estamos realmente a progredir. Ao começar pelas tarefas mais desafiadoras, podemos sentir-nos mais produtivos e realizados.

  • Estabelecer um cronograma e cumpri-lo. Ter um cronograma claro pode ajudar-nos a organizar as nossas atividades e garantir que estamos a cumprir nossas metas. É importante ser consistente e cumprir o cronograma que estabelecemos.

  • Pedir ajuda se precisares. Se estiveres a enfrentar dificuldades para superar a procrastinação, não hesites em procurar ajuda. Conversa com um amigo, um colega de trabalho ou até mesmo com um profissional de coachng, ou um profissio





nal saúde mental. Receber apoio pode ser muito útil para superar este desafio.

  • Usar técnicas de foco e concentração. Existem muitas técnicas que podem ajudar-nos nesse sentido, como a técnica Pomodoro, que consiste em trabalhar por períodos curtos de tempo seguidos de pequenas pausas.

  • Celebra as tuas realizações. É importante reconhecer e comemorar as nossas realizações, mesmo as pequenas. Isso dá-nos um senso de progresso e motiva-nos a continuar.

  • E acima de tudo não seja duro contigo mesmo. É natural cometer erros e falhar de


vez em quando. Não é preciso ser perfeito para superar a procrastinação. É mais importante ser gentil contigo mesmo e aprender com os erros para continuar.


Mas agora diz.me: Qual é a tua maior dificuldade em relação à procrastinação?

Já tentaste alguma destas dicas de que falámos? Qual foi a tua experiência?

Qual é a tua estratégia favorita para superar a procrastinação?

De que maneira a procrastinação tem afetado tua vida e teus objetivos? Partilha comigo nos comentários ou por mensagem a tua experiência. Juntos podemos fazer mais.


A procrastinação é um desafio comum, mas é possível superá-la com determina


ção e as estratégias adequadas. O importante é não desistirmos e continuarmos a trabalhar em direção aos nossos objetivos, mesmo quando encontramos obstác


ulos.


Até à próxima e c


ontinua sempre a ser a melhor versão de ti mesmo!


Nuno Batista-Catarino


Comments


bottom of page